“A frase mais importante de qualquer texto é a primeira”. A lição é do autor de um dos melhores manuais de redação de todos os tempos e do best-seller On Writing Well, o William Zinsser. O que vale para o livro também vale para a primeira cena de um filme institucional – é fundamental agarrar o espectador logo no começo. Isso porque, cerca de 20% das pessoas desistem de um vídeo nos primeiros 10 segundos, e um terço abandona em até 30 segundos. Veja como encantar seu espectador nos primeiros (e importantes) 20 segundos.

• APRENDA COM BONS EXEMPLOS
Quase ninguém tem paciência para anúncios que precedem vídeos no Youtube. Mas de vez em quando, deixa o anúncio rolar. Isso ocorre pois, de alguma forma, aqueles primeiros segundos instigaram sua curiosidade ou pelo menos o senso estético.

• PRODUZA UMA PRIMEIRA FRASE FORTE
Uma ótima forma de começar sua produção audiovisual é com uma promessa interessante. Observe que os mais influentes textos começam desse jeito. Você pode atrair muita gente com uma promessa, do tipo “neste vídeo vou mostrar de onde vem a chuva”, ou “olá. Meu nome é José Silva e eu vou te ensinar como se faz um nó de gravata”.

• COLOQUE-SE NO CENTRO DE AÇÃO
Se você normalmente grava seus vídeos num espaço fechado, pode experimentar gravar pelo menos uma parte num lugar incomum que ilustre sua lição. Um vídeo de receita pode começar com você na feira, colhendo ingredientes frescos e coloridos. Mergulhar na sua própria experiência é uma ótima forma de instigar seu público a querer participar também.

A Vox Filmes é uma produtora audiovisual que conhece essas técnicas e muito mais. Temos a solução adequada para o vídeo institucional da sua empresa se tornar um verdadeiro sucesso. Entre em contato conosco e nunca mais saia da cabeça do seu público alvo!